O timpanismo é uma doença metabólica ocorrida em bovinos e outros ruminantes, que consiste na distensão do rúmen e retículo, por conta da falta de capacidade do organismo do animal em colocar para fora os gases.
Tal problema pode causar sérias consequências, além de dificuldade de respiração, comprometimento da circulação, dentre outros que podem inclusive levar o animal ao óbito.
Tipicamente ocorre em animais criados em confinamento, sendo que dificilmente ocorre com animais em regime aberto.
Uma das principais causas está relacionada à suplementação exagerada ou desbalanceada, com leguminosas ou cereais, dentre outras substâncias de alta fermentação.
O tratamento vai depender do tipo da doença, já que existem variações da mesma, sendo que nas situações mais graves utiliza-se inclusive uma sonda para a eliminação dos gases e até mesmo intervenção cirúrgica. Nas mais simples costuma-se utilizar óleos especiais e laxantes.
A prevenção da doença passa por cuidados com o manejo nutricional, principalmente baseado em grãos.
Aprenda a formular e balancear dietas para os mais diversos sistemas de produção, levando em consideração a exigência nutricional dos animais, a composição química dos alimentos e o manejo a ser adotado. Confira.
Fonte: Equipe Revista Veterinária