No ultimo domingo (22), aconteceu a Manifestação Nacional contra Maus Tratos a Animais. O movimento pediu mudanças na legislação atual para que puna com mais rigor esse tipo de crime. A organização do evento “Crueldade Nunca Mais”, estimou que em SP o público foi de quase 10 mil pessoas.
Com o nome de “Crueldade Nunca Mais”, o evento é organizado por ONGs de proteção animal e ocorrerá simultaneamente em 159 municípios brasileiros. De acordo com os coordenadores do movimento, a pena atual para casos de maus-tratos de animais é de três meses a um ano de detenção, mas geralmente a pena acaba sendo revertida em pagamento de cestas básicas ou prestação de serviços à comunidade.
“Muitos não sabem, mas os maus-tratos de animais é crime previsto na Lei 9.605 e com pena de três meses a um ano de prisão, mas na prática não acontece. Precisamos chamar a atenção para a causa e despertar a denúncia de crimes deste porte e a punição severa dos agressores”, destacou a coordenadora do Grupo Vida Animal de Maceió (GVAM), Luceli Mergulhão.
Em Viçosa-MG a manifestação aconteceu sob a coordenação da SOVIPA que é uma sociedade sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal conforme a Lei 1650 de 2005. A motivação para a sua fundação foi a necessidade de se unir forças contra o abandono e os maus-tratos praticados contra os animais. Há mais de 11 anos a SOVIPA vem lutando pelo bem-estar dos animais através de várias ações na cidade.
Fonte: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Emergência e Pronto Atendimento em Pequenos Animais