O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, na quarta-feira, 21 de novembro, uma lista com 133 substâncias de uso veterinário que estão sujeitas a controle especial, atendendo diretrizes da Convenção Única sobre Entorpecentes, com a finalidade de evitar que produtos de uso veterinário sejam comprados e utilizados pelo homem como entorpecentes, psicóticos e anabolizantes. A lista de 2002 estabelecia controle especial para apenas 17 substâncias.
Por meio de Instrução Normativa (IN) nº 25 da Secretária de Defesa Agropecuária (SDA), o Mapa estabelece os procedimentos que devem ser seguidos por fabricantes, manipuladores, comerciantes, distribuidores, importadores e exportadores na hora da comercialização dessas substâncias que constam na lista, bem como os produtos que as contenham em sua formulação.
A IN entra em vigor a partir de maio de 2013. Ela determina que a receita veterinária deva ser emitida em três vias, especificando em cada folha qual é a via do médico veterinário, do estabelecimento fornecedor e do responsável pelo animal. O Mapa também padronizou o modelo do relatório, trimestral e anual, de movimentação de estoque, que o estabelecimento deve enviar à Coordenação de Fiscalização de Produtos Veterinários da SDA. Os rótulos dos produtos também deverão alertar para o risco que o consumo desses produtos pelo homem pode gerar a saúde.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina a lista de medicamentos e substâncias sujeitos a controle especial, o Mapa estabelece os produtos veterinários que podem ter ou gerar risco à saúde física e moral da humanidade.
Fonte: Rural Centro
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Farmacologia Clínica em Pequenos Animais