MEC formaliza residência em Medicina Veterinária

A residência é uma espécie de estágio integral e supervisionado, geralmente por professores. Muitos estudantes o têm como uma grande oportunidade para treinamento do que foi aprendido na graduação, além de oportunidade para criar intimidade com o dia-a-dia e procedimentos que serão efetuados em sua entrada para o mercado de trabalho. Vários cursos na área da saúde oferecem a residência após sua conclusão, porém, poucos são os que adotam essa modalidade como obrigatória.

Dos 170 cursos de Medicina Veterinária existentes no Brasil, apenas 60 oferecem a residência, sendo os alunos selecionados através de uma prova e entrevistas e apenas 35% destas faculdades possuem a residência reconhecida pelo CFMV, no que saímos perdendo para os Estados Unidos, por exemplo, que possuem o projeto em 100% dos cursos de Medicina Veterinária espalhados pelo país.

A partir deste mês, o Ministério da Educação (MEC) formalizou o reconhecimento da residência em Medicina Veterinária, com a criação e concessão, de 169 bolsas, passando a reconhecer como pós-graduação lato sensu, além de regular e financiar o projeto.

Os hospitais ligados às universidades federais recebem essa primeira leva de bolsas, com duração de 2 anos, no valor de R$2.384,82 mensais.

Mesmo existindo há quatro décadas, somente em 2005, quando o MEC criou a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), essa modalidade foi englobada a outras residências na área da saúde. E, só agora, com essas bolsas oferecidas pelo governo, é que se concretiza a sua oficialização.

Simultaneamente a essa oficialização, o processo sofreu algumas modificações, como o aumento da carga horária, de 48 horas, para 60 horas semanais. Além disso, foi baixado um decreto, autorizando outros profissionais da área, além dos professores, a atuarem como supervisores dos residentes.

Fonte: Folha de São Paulo

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

 

Conheça o Curso de Interpretação Radiográfica em Pequenos Animais

 



Atualizado em: 26 de abril de 2012