O uso da coleira é necessário, principalmente, em passeios realizados em vias públicas. Porém, muitos donos têm dificuldades ao colocar a coleira, pois os animais apresentam certa resistência quanto ao seu uso, algumas medidas podem ser tomadas para resolver o problema.
O primeiro passo é apresentar a coleira ao animal, assim eles não se assustarão com a novidade, com o cheiro e sons diferentes. Antes de sair com o animal para o primeiro passeio, deixe-o acostumar com a novidade, use a guia e a coleira para passear com ele dentro de casa.
Lembre-se que a coleira e a guia devem ser proporcionais ao tamanho do animal. Antes de colocá-la distraia o cão com um petisco, coloque a coleira com cuidado, sempre por meio de brincadeiras. Depois que o animal estiver à vontade com a coleira e com a guia ele estará pronto para ir à rua, mas é bom começar por passeios curtos e depois ir aumentando a distância, também é importante associar a coleira a algo bom, escolha ruas tranquilas e pouco movimentadas.
Depois de todos os procedimentos, se o animal ainda apresentar comportamento resistente ao uso da coleira, um profissional capacitado deve ser procurado.
Quais os nutrientes básicos de uma ração?
Qual a exigência nutricional de cães idosos?
Quando desmamar os filhotes, que tipo dieta oferecê-los?
Fonte: Revista Meu Pet
Adaptação: Revista Veterinária