Apesar da crise econômica e da pandemia de covid-19, o mercado veterinário foi um segmento que continuou em crescimento. O avanço de tecnologias e métodos para atendimento de pequenos e grandes animais aliado ao aumento de lojas de produtos pet, favoreceram o boom na procura por adoções.
Com mais animais para serem cuidados, a concorrência entre os profissionais da área cresceu. Tutores procuram cada vez mais por médicos veterinários atualizados, com boa referência e que tenham investido em proporcionar bem-estar aos animais. Mas, então, como se destacar no meio de tantas opções?
Separamos algumas dicas para ampliar sua visão no mercado veterinário e lidar bem com a concorrência.
Dicas para se destacar no mercado veterinário
Implementar algumas técnicas é essencial para garantir seu espaço no mercado veterinário. Confira algumas recomendações para se diferenciar de outras clínicas.
Fidelize seus clientes
Com tantas opções no mercado, o público está cada vez mais exigente. Conquistar novos clientes custa mais caro do que manter os já existentes. Por isso, fidelizar os seus clientes deve estar entre as suas estratégicas prioritárias.
Ofereça um atendimento personalizado, mantendo um contato ativo com o tutor do animal, mostrando a qualidade dos seus serviços e focalizando na relação entre veterinário e cliente. A partir de uma boa organização da agenda, por exemplo, é possível entrar em contato sempre que for necessário aplicar uma vacina ou vermífugo. Outra dica é manter um cadastro com as datas de aniversários dos animais e enviar mensagens personalizadas nessas ocasiões.
Uma das principais maneiras de fidelização é se aproximar do tutor do animal, proporcionando confiança e acolhimento em um ambiente físico agradável. Trocar relações mecânicas ou 100% virtuais por mais cuidado e carinho irá fazer com que os seus clientes retornem à clínica.
Invista em tecnologia
Um bom atendimento é aquele que além de tratar bem, resolve o problema. Quando falamos em saúde e bem-estar de animais, não podemos esquecer que o mercado veterinário está em constante crescimento tecnológico. Um bom profissional deve usar isso ao seu favor, afinal o faturamento está ligado aos procedimentos que são oferecidos pela clínica.
Procure investir em equipamentos que tragam rapidez na conclusão de diagnósticos e precisão na identificação de doenças. Além de aumentar sua produtividade, você também aumenta seu portfólio de serviços, podendo ser procurado por mais pacientes.
Entre os equipamentos mais úteis está o ultrassom veterinário. O exame de imagem é fundamental para diversas investigações, além de ser utilizado em tratamentos e acompanhamentos. Entretanto, é preciso investir em um produto de qualidade e saber manuseá-lo. Conheça as opções disponíveis do site do nosso parceiro Shop Veterinário, clicando aqui.
Conheça as estratégias do mercado
Mostrar os diferenciais da sua clínica, o que ela oferece, o que as pessoas dizem sobre ela e como você lida no cuidado com os pacientes é fundamental para se destacar dentro da concorrência. Hoje em dia, a internet tem sido a principal ferramenta para esse trabalho e uma das estratégias é o marketing digital.
É preciso criar sua vitrine online através de conteúdo com imagens, textos e vídeos para que antes mesmo de agendar uma consulta, o tutor do animal saiba que você pode resolver o problema dele. Além disso, a ferramenta é excelente para divulgação de todo o seu trabalho enquanto veterinário. Existem diversos canais, como Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn, mas você deve priorizar aqueles que fazem sentido para o seu público.
Ou seja, é preciso ter conhecimento. Vale lembrar que o Conselho Federal de Medicina Veterinária estabelece diretrizes para guiar os profissionais. A resolução número 780/2004 precisa ser estritamente seguida.
Esteja sempre atualizado
Por fim, mercado veterinário está sempre evoluindo. São novas tecnologias, novas descobertas, novos aparelhos e tantas outras mudanças que exigem a modernização do profissional. A melhor maneira de se atualizar é através de cursos rápidos e pós-graduação. Além do título, você se torna mais capacitado para lidar com o dia-a-dia clínico. Então, conheça algumas opções que só o CPT Cursos Presenciais oferece unindo qualidade com credibilidade! São mais diversas opções de cursos práticos com treinamento intensivo para você escolher nas áreas de pequenos animais, reprodução bovina, reprodução equina, bovinos, clínica de equinos e agropecuária!
Fontes: Shop Veterinário, Flyvet, Portal Pet.Uol.