Optar ou não pela castração ainda é um assunto que gera certa polêmica, pois várias vezes o processo é associado à imagem de animais gordos e letárgicos, a um procedimento cruel que mutila o os bichos. Assim, é necessário estar ciente sobre as questões, ou seja, sobre o que é mito e o que é verdade e traz vantagens.
É mito pensar que a castração deixa o animal gordo, o que acontece é o aumento do apetite, que consequentemente leva a obesidade se não houver o controle alimentar e prática de exercícios.
Outro fato é que a castração é um processo cirúrgico simples e rápido, e quando os cuidados necessários são tomados o pós-operatório é tranquilo, principalmente em animais mais jovens.
As vantagens estabelecidas pela castração, que pode ser tanto dos machos ou das fêmeas são: evita as fugas dos machos, evita a urina fora do lugar que serve para demarcar o território, evita a agressividade motivada pela excitação sexual, evita tumores testiculares e nas glândulas mamárias, evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis, evita acasalamento indesejáveis, evita infecção uterina, evita cios, e ainda há o controle populacional dos animais.
Se a opção for pelo procedimento cirúrgico é necessário buscar um profissional capacitado, evitando dessa forma qualquer dano ao animal.
Qual a importância da luxação de patela?
Como é feita a amputação de membro em pequenos animais?
Produtos e Equipamentos para Pet Shop e Clínica Veterinária. Confira.
Fonte: Web Animal
Adaptação: Revista Veterinária