A castração dos cães e gatos é uma decisão que deve ser tomada pelo dono que muitas vezes fica com dúvida sobre a técnica, suas vantagens e desvantagens. A castração pode ser feita com o intuído de prevenir a prenhez da fêmea, mas também está diretamente ligada a prevenção de doenças nos animais.
A técnica é separada entre machos e fêmeas. A castração nas fêmeas é feita para prevenção de uma série de problemas, já no macho normalmente é curativa, tendo em vista que, a procura maior acontece quando há a detecção de algum problema que envolva a saúde do animal.
Segundo especialistas, o maior obstáculo encontrado na castração é o medo dos donos em deixar que o animal seja submetido à anestesia, utilizada antes do processo. Outro medo frequente observado quando o homem leva um macho para castrar, ele se sente sendo castrado também, e consequentemente menos macho por causa disso. Mitos como o animal ficar bobo, gordo, deixar de brincar também preocupam os donos.
O que acontece após a castração, é o animal ter um comportamento mais calmo, o que pode ocasionar acúmulo de gordura se não for estimulado a fazer exercícios físicos e se não for oferecida uma dieta saudável. As vantagens da castração das fêmeas é que elas terão menos probabilidade de desenvolver infecções uterinas, tumores de mama, hormônios dependentes.
Portanto, observada as vantagens e desvantagens da castração cabe ao dono decidir o que é melhor para o seu animal, seja ele macho ou fêmea.
Fonte: CRMV – MG
Adaptação: Revista Veterinária