Mosca dos estábulos

A Stomoxys calcitrans, mais conhecida como mosca dos estábulos, é uma das moscas que causa mais prejuízo aos rebanhos nacionais. Ela tem como hospedeiros a maioria dos animais e o próprio homem, e se desenvolve em restos de matéria orgânica em decomposição, como fezes dos animais mal manejadas e restos alimentares.

Esses materiais quando começam a fermentar formam um substrato favorável à postura dos ovos e à proliferação dessa mosca. Um fator predominante para o aparecimento desse parasita é a proximidade com culturas que utilizam esses materiais sem o manejo correto. Estudos demonstram que o excesso de chuvas e altas temperaturas também agravam o problema, pois essas condições favorecem o ciclo evolutivo desse inseto.

A mosca dos estábulos é facilmente confundida com a doméstica. Diferencia-se pelo seu aparelho sugador, que é projetado para frente. Tanto o macho quanto a fêmea nutrem-se de sangue de uma a duas vezes por dia e as fêmeas podem desovar de 25 a 50 ovos, na  matéria orgânica em decomposição.

O ciclo completo pode durar de 12 a 60 dias dependendo das condições do clima de cada região.
Essas moscas são encontradas em grande número nos animais; preferem a luz solar forte e picam principalmente ao ar livre. Esse hábito constitui um grande fator de estresse que provoca perda de apetite e consequente perda de produção tanto do corte quanto do leite.

Para o controle, deve-se remover a camada úmida, fenos, restos alimentares e resíduos presentes nos estábulos e currais. A aplicação de inseticidas dentro e ao redor das instalações resulta em  boa resposta ao controle.

Nos resíduos, podemos fazer um manejo que possibilite a fermentação prévia do material, antes do uso como adubo, utilizando-se de esterqueiras, biodigestores ou compostagem. Dessa forma, não haverá substrato favorável para a postura dos ovos da mosca e o controle torna-se mais eficiente.

Fonte: Boletim Técnico Ourofino

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Manejo Alimentar de Gado de Leite (Alimentos e Alimentação)

 

 



Atualizado em: 1 de junho de 2011

Artigos Relacionados com Bovinos: