A Neosporose é uma das doenças que mais causam abortos em bovinos e foi detectada pela primeira vez em cães, nos Estados Unidos.
Essa enfermidade é de natureza parasitária e é causada por um protozoário que, além do comprometimento do feto, que quando não vai a óbito está sujeito a anomalias em sua formação, é capaz de prejudicar a produção de leite, causando enormes prejuízos para o segmento por conta da baixa produção, medicamentos, perdas de animais e gastos com veterinários.
A forma mais comum de transmissão para os bovinos está no consumo de fezes do cão, sendo que as vacas infectadas podem também transmitir para os seus descendentes, via colostro.
O diagnóstico pode ser feito através dos sinais, como o aborto e exames clínicos com parte da placenta para constatar a verificação do parasita.
Aliás, uma das melhores maneiras de se controlar a doença é fazer testes em novos animais que entram para o rebanho e imunização, já que a Neosporose não possui tratamento depois que infectar o animal.
Confira os principais procedimentos a serem adotados para prevenção e cuidados diários com bovinos a campo. Clique aqui.
Fonte: MilkPoint