Medindo apenas 5 mm e com pernas longas, parente do gafanhoto “Ripipteryx” é pouco conhecido. Não há muitas espécies catalogadas. Foi denominado de Ripipteryx mopana.
No Belize, América Central, foi encontrada nova espécie de inseto, em miniatura. Ele é da família do gafanhoto Ripipteryx. Recebeu o nome de Ripipteryx mopana, e mede apenas 5 mm de comprimento. Suas pernas longas permitem-lhe pular e escapar dos predadores. Suas cores são preto, branco e laranja.
A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e publicada no jornal científico “Zookeys”.
“Considerando a quantidade de habitats de alta qualidade na região, não é uma surpresa que existam novas espécies para serem descobertas, especialmente nas áreas menos exploradas”, disse Sam Heads, coordenador da pesquisa que encontrou o inseto.
Como ainda é desconhecida essa espécie de gafanhoto, ainda há muito o que se pesquisar sobre ele. Apenas raramente ele seria coletado pelos cientistas. Somente 44 espécies estão catalogadas, na América Latina. Esse é o primeiro parente, em miniatura do gafanhoto, encontrado no Belize.
Ele recebeu o nome “mopana” em homenagem ao povo maia “Mopan” que vivia no sul do Belize, local em que esse inseto foi encontrado.
Fonte: G1/Globo Natureza
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o curs PCR Convencional: da Extração de DNA a análise em eletroforese em gel