Como fazer o manejo correto da nutrição de bovinos de corte?

A nutrição de bovinos de corte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do rebanho. Dessa maneira, ela é considerada um dos fatores que mais interfere no desempenho produtivo e reprodutivo do animal, influenciando e muito na lucratividade. 

Afinal, a alimentação do gado é considerada pelos confinadores e demais produtores como o fator mais determinante nos custos finais da produção. Correspondendo a até 70% dos custos totais. Sobretudo, o manejo correto da nutrição de bovinos de corte tem forte influência na rentabilidade. Sendo indispensável que o pecuarista seja conhecedor da nutrição animal e as características dos alimentos. 

Portanto, a conquista de maior eficiência econômica na produção depende necessariamente da administração criteriosa do plano nutricional e dos recursos disponíveis na propriedade. Continue lendo esse artigo e saiba mais detalhes da Nutrição de Bovinos de Corte!

Planejamento da nutrição de bovinos de corte

No planejamento nutricional para o gado de corte de acordo com o professor devem ser considerados alguns critérios , como por exemplo, avaliar a propriedade e propor um plano nutricional específico para cada rebanho ou cada fase de desenvolvimento. Nesta avaliação, devem ser levados em consideração os seguintes itens:

  • Recursos disponíveis na propriedade: insumos, maquinários, instalações, genética do rebanho e qualidade da mão de obra;
  • Desempenho desejado: ganho de peso, taxa de desfrute e eficiência reprodutiva;
  • Situação do mercado: custo dos insumos, preço da arroba, preço da reposição.

O fundamental é que produtores e técnicos tracem metas para os sistemas de produção e utilizem as estratégias nutricionais de forma consciente para que esses objetivos sejam atingidos de forma sustentável e economicamente viável. 

Fases da criação de bovinos de corte

As fases da criação de bovinos de corte, envolvem basicamente 3 etapas, que são:

1 – Melhoramento genético/ Criação – Esta fase envolve desde o nascimento bezerro até a desmama, que acontece entre 6 a 8 meses de idade. 

2 – Recria – Esta fase começa após o desmame dos bezerros e vai até que ele atinja a idade adulta.

3 – Engorda/ Terminação – Esta é a fase final, em que os bovinos atingem o seu peso máximo. 

Exigências nutricionais

Exigência nutricional é classificada como o valor diário de um nutriente que o animal deve consumir para alcançar um certo nível de produção. Portanto, o conhecimento das exigências dos bovinos é a primeira etapa para disponibilizar uma nutrição adequada.

Pois, é com base nela que se define a estratégia nutricional a ser aplicada, desde a simples mineralização em pastagem até o confinamento. Um bovino tem exigências diárias de:

  • Água; 
  • Energia; 
  • Proteína;
  • Minerais;
  • Vitaminas. 

Ele também tem exigências específicas de certos nutrientes, por exemplo as fibras, essenciais para o bom desempenho do trato digestório. Portanto, essas exigências variam em função de elementos como: peso vivo, categoria, estado fisiológico, uso de promotores de crescimento e fatores ambientais. 

Dicas para a nutrição de bovinos de corte

Destacamos abaixo, 5 dicas para realizar uma nutrição correta do rebanho:

1. Defina o objetivo – Nada sai do lugar sem planejamento. Dessa forma, tenha sempre em mente as metas de produção para buscar estratégias nutricionais que garantam a boa produtividade de seu rebanho.

2. Faça o manejo das pastagens – Ele é o principal alimento dos bovinos, então manejar adequadamente o pasto significa produzir um alimento de boa qualidade e ao mesmo tempo extrair o potencial máximo da forrageira. 

3. Disponha de um bom manejo animal – Quando os animais não estão dentro de sua zona de conforto, sua produtividade cai. Por isso, assegurar o bem-estar dos animais é garantia de uma boa produção.

4. Invista em suplementação  Como na época de estiagem as pastagens têm poucos nutrientes para complementar a sua nutrição a suplementação é uma excelente aliada.

5. Garanta água de qualidade – Quando a água é de má qualidade os animais diminuem o consumo e tem a digestibilidade do volumoso prejudicada. Por isso, forneça uma água cristalina ao gado e higienize constantemente seu bebedouro. 

6. Proporcione o comedouro correto – Um cocho muito pequeno causa competitividade entre os animais, sem contar com a má distribuição do alimento. O comedouro ideal deve atender todos os animais do lote e variar conforme o tipo de alimento fornecido.

Enfim, você já viu como o manejo nutricional feito corretamente pode afetar a produção e a reprodução de bovinos de corte, trazendo lucratividade para o negócio.

Quer saber mais dicas sobre Manejo Nutricional de gado de corte? Então, clique aqui e confira!

Fonte: CPT Cursos Presenciais e Revista Agropecuária



Atualizado em: 24 de agosto de 2020

Artigos Relacionados com Bovinos: