Para proporcionar a boa saúde e consequentemente um desenvolvimento satisfatório do animal é muito importante que a dieta seja adequada e balanceada. Em uma dieta equina é importante que se tenha, em qualidade satisfatória: água, hidratos de carbono, óleos e gorduras, fibras, proteínas, minerais e vitaminas.
A água oferecida ao animal vai depender da temperatura, exercícios físicos, alimentação e idade. Em um animal jovem a constituição é de cerca de 80% de água, já em um acavalo adulto a percentagem varia entre 50 a 60%.
Os hidratos de carbono podem ser encontrados no amido, ou seja, nos cereais; nos açucares que estão presentes em todos os alimentos; e também em alguns componentes das fibras.
Os óleos podem ser encontrados em grande quantidade nos alimentos comerciais, geralmente acrescentado à dieta dos animais em forma de óleo vegetal, que contém muito mais energia que os hidratos de carbono.
A fibra é encontrada com abundancia na erva, no feno e na palha, sendo estes essenciais na dieta dos animais. As proteínas encontradas nos alimentos dão origem aos aminoácidos, estes utilizados no crescimento, gravidez, produção de leite e também na reparação de tecidos.
Os minerais mais importantes são o cálcio e o fósforo. O magnésio, sódio, cloro e potássio também são importantes. O cobre, ferro e manganês, selénio e zinco são os minerais secundários.
Dentre as vitaminas as principais são a vitamina A, D, E, K e as vitaminas do grupo B. Elas são responsáveis pelo controle das reações químicas.
Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes?
Quais os alimentos mais utilizados no manejo alimentar dos equinos?
Qual a importância de uma alimentação equilibrada?
Fonte: Tudo Sobre Cavalos
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)