O controle populacional de cães e gatos

O crescimento populacional de cães e gatos nas cidades é um problema cada vez mais comum e que deve ser enfrentando de frente por gestores públicos. Os animais correrem riscos ao ficarem expostos e sem os devidos cuidados.

Muitos destes animais são frutos do descaso de seus donos que os abandonam. Tal problema pode ser evitado se as pessoas evitassem os cruzamentos desnecessários, e que geram a cada ano milhares de animais pelo Brasil.

Vários pets nesta situação morrem antes mesmo de completar um ano, sendo que o restante esta sujeito a todo o tipo de sofrimento.

Outra saída para o problema seria a optar pela castração, método muito conhecido, porém, ainda pouco utilizado. Neste caso ainda falta o incentivo de órgãos públicos para a castração gratuita ou com menores preços.

Há ainda o fator educação da população, por meio da intensificação de campanhas de conscientização, o que muitas vezes não ocorre na proporção que deveria.

Os proprietários de filhotes que não desejarem permanecer com seus animais poderiam doá-los para alguém que realmente se propusesse a cuidar dos mesmos, por meio de uma guarda responsável.

Enfim, há várias maneiras de se evitar o descontrole populacional de cães e gatos, fato cada vez mais frequente nas cidades brasileiras, e que pode trazer muitos transtornos.  

 

A técnica da castração de gancho em pequenos animais é uma das mais procuradas com o intuito de amenizar esse problema. Clique e confira.

Fonte: Portal Nosso Mundo

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: