A castração caracteriza-se na retirada dos órgãos reprodutores dos animais. Nas fêmeas acontece com a retirada do útero e dos ovários, e nos machos com a retirada dos testículos.
A castração ainda é um assunto muito polêmico e por isso, muitos proprietários ficam em dúvida se devem ou não realizar o procedimento, seja ele feito pelo método de laqueadura, vasectomia, castração química ou castração.
A decisão da castração, ou seja, tornar o animal incapaz de procriar pode ser uma decisão tomada por consideração a vários fatores, dentre eles o controle da natalidade; as brigas ocasionadas em consequência do cio; e muitos outros. E ainda, é possível o maior controle da natalidade de animais abandonados ou de rua.
Para os proprietários que não concordam com a castração é possível tomar alguns cuidados com os animais, como deixar as fêmeas separadas durante o período de cio, evitando o acasalamento e consequente fecundação. Em casos de dúvidas a melhor opção é consultar o médico veterinário e decidir uma maneira eficiente e que satisfaça cada necessidade.
Fonte: http://www.agendapet.com.br/2013/06/conheca-as-alternativas-a-castracao-canina.html
Saiba quais são os procedimentos emergenciais envolvendo cães e gatos.
Materiais para reprodução em pequenos animais.
Conheça os princípios de anestesia inalatória e intravenosa usados em pets.