O ato de pressionar a cabeça contra parede e objetos é um ato compulsivo que indica, na maioria dos casos, lesão no sistema nervoso. Estas lesões podem ser de diferentes naturezas, como intoxicação, doença do prosencéfalo, dentre outras.
Nos animais mais velhos, o ato de pressionar a cabeça pode ser devido a cirrose ou a qualquer outra patologia de fígado que altera a função de remover e metabolizar toxinas. Enquanto que nos animais jovens, anomalias genéticas no fluxo sanguíneo hepático também podem levar a este sintoma.
Animais acometidos com patologias no encéfalo também podem desenvolver este sintoma. Exemplos são as encefalites, cinomose, raiva e infecções bacterianas. Os tumores cerebrais também podem causar esta sintomatologia, por isso não deve descartar a hipótese de sua existência.
Para diagnosticar as possíveis causas deve-se realizar o exame de fundo de olho, mensuração da pressão arterial, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Exames complementares como a análise de urina e detecção de chumbo no sangue devem ser feitos. O tratamento a ser seguido vai depender dos sintomas
Então, se seu animal apresenta este sintoma, leve-o imediatamente ao médico veterinário, pois ele é a pessoa apta a diagnosticar e tratar o seu animal, pois além da sua formação acadêmica, eles estão sempre se atualizando com cursos de atualização na área.
Saiba como interpretar os sinais desse problema. Clique aqui.
Fonte: Dicas Peludas