O ronronar dos gatos desperta a curiosidade de muitas pessoas, desde tutores até mesmo daqueles que não têm o animal. Um questionamento comum é se o ronronar pode ser sinal de algum problema na saúde do felino.
Bianca Ricci Borba, médica veterinária responsável pelo serviço de medicina felina em um Hospital Veterinário, explica que a ação está diretamente ligada à laringe dos felinos que é estimulada pelo sistema nervoso central e, por isso, não há motivos para preocupação. “O ruído acontece quando o animal respira”. A veterinária desmente o fato de que o ruído provocado pelo ronronar pode ser a manifestação de algum tipo de doença como a asma ou bronquite.
Segundo a veterinária, o ronronar também pode ser uma forma que eles possuem de expressar o que estão sentindo. “O felino pode vir a ronronar quando quer demonstrar suas mais variadas sensações; desde prazer e satisfação, até fome ou dor”. Ainda de acordo com a veterinária a emissão do som também serve para estreitar as relações familiares dos bichinhos, que procuram acalmar e fazer com que seus filhotes durmam. “É um processo normal do corpo dos felinos. Assim como o miado, o ronronar é uma forma que eles usam para mostrar como estão se sentido naquele momento ou chamar a atenção”.
Com relação à intensidade e frequência do comportamento, a médica afirma que isso depende da idade do animal. “Cada gato possui uma forma peculiar de ronronar, podendo variar com as fases da vida do felino”.
Fonte: Anda
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais