A obesidade em gatos pode levar o animal a correr sérios riscos de saúde, e esta relacionada a inúmeros fatores.
O tipo de comida é um deles, ou seja, uma alimentação com excesso de carboidrato, em detrimento de outros tipos, com certeza contribui para o aumento de peso, assim como o excesso de comida, mesmo com nutrientes variados.
É preciso ainda regrar a alimentação e jamais deixar o pote de comida a vontade durante todo o dia, mas apenas durante duas vezes.
Outro motivo agravante da obesidade está na falta de exercícios físicos, sendo importante que o gato gaste a energia que consumiu, correndo ou se movimentando, mesmo que seja dentro de casa.
A idade é também um fator que colabora, já que na medida em que o gato se torna mais velho, o seu metabolismo diminui, queimando menos calorias.
A esterilização, diferente do que muitos dizem, não causa a obesidade em si. O que causa é a vontade do animal em ficar mais recluso.
Temos ainda a deficiência de algum membro, o que por motivos óbvios impede o animal de se locomover como deveria, ou mesmo por conta de alguma doença, do tipo hipotireoidismo.
Estes são apenas alguns exemplos de causas que levam os gatos à obesidade, sendo que o animal neste estado deve contar com um acompanhamento profissional para que o mesmo possa sair da melhor maneira deste quadro.
Nesses casos é necessário que faça um diagnóstico preciso e não invasivo ao animal. Clique confira.
Fonte: Bichinhos precisam de um lar