Os roedores são numerosos e cada vez mais comuns entre os animais de estimação, são animais que apresentam crescimento contínuo dos dentes. Quando submetidos a uma alimentação balanceada e encontram-se em bom estado de saúde geral, geralmente não apresentam nenhuma predisposição genética para problemas odontológicos, um vez que o processo de desgaste do dente acontece naturalmente com a alimentação.
O crescimento dentário contínuo e a presença de afecções hereditárias ou traumáticas predispõem à maloclusão, quando as características mastigatórias podem ser perdidas. Os animais podem apresentar sinais, como anorexia, salivação e odor fétido da região da boca.
A maloclusão é comum em roedores e pode ser corrigida em um único procedimento ou necessitar de correções periódicas por toda a vida do animal. Os sinais clínicos são: perda de peso, anorexia, salivação excessiva, hipercrescimento de incisivos, abscesso facial, corrimento óculo-nasal e exoftalmia
Visando o bem-estar e saúde do animal é necessário um acompanhamento regular, principalmente quando atingem os 5 anos de idade, para a manutenção de uma boca saudável.
Fonte: https://cirurgiavet.wordpress.com
Saiba como realizar as técnicas de bloqueios anestésicos em cavidade oral