O câncer é uma doença muito temida entre os seres humanos e vem, também afetando, os animais. A doença quando acomete os cães pode não demonstra nenhum sinal, e por isso o donos devem levar os animais para fazerem exames de rotina, dessa forma, é possível diagnosticar e tratar os animais o mais rápido, aumentando as chances de cura e sobrevivência.
O avanço da medicina veterinária possibilita o melhor tratamento para os animais, o setor de diagnóstico por imagem também é crescente, conta com exames de imagem de alta tecnologia, fornecendo dados precisos e claros sobre a saúde dos animais.
Os animais com mais tendência a apresentarem a doença são: os de idade avançada; pele despigmentada; algumas doenças virais; exposição ao sol; entre outras. Os animais de qualquer tipo, raça, porte e idade estão sujeitos a desenvolverem a doença.
Os principais sintomas apresentados por animais que com a doença são: dor ao andar, correr, pular ou na realização de qualquer atividade comum em seu dia-a-dia; dificuldade na realização das atividades fisiológicas; desânimo ou depressão; dificuldade para respirar com respiração ofegante; tosses frequentes; perda de apetite; perda de peso; dificuldade em cicatrizar feridas; diarreia, vômitos ou sangramentos; odores atípicos ou mau cheiro; inchaço em algumas partes do corpo; surgimento de caroços; episódios de rigidez ou paralisia; entre outros.
Não há como prevenir a doença, é importante oferecer uma vida saudável ao animal, e levá-lo com frequência ao médico veterinário para a realização de exames periódicos. Quando a doença é diagnosticada o responsável irá indicar a melhor forma de tratamento seja ela cirúrgica, quimioterapia, eletroquimioterapiua, imunoterapia, radioterapia, entre outros.
Fonte: Cachorro & Gato
Doenças oncologicas que acometem os pets.
Saiba mais sobre síndromes paraneoplásicas.
Shop Veterinário: Conheça nossos produtos para cães e gatos.