Os Avanços da Medicina Veterinária

Técnicas e tratamentos inovadores têm possibilitado grandes avanços na medicina veterinária. E uma consequência direta desta revolução é o aumento de vida de animais domésticos de nove para dezoito anos, de acordo com pesquisas.

E toda esta mudança pode ser constatada em várias especialidades e procedimentos, tais como a cirurgia ortopédica em pequenos animais, tratamento dentário, quimioterapia, dentre outras.

Nos anos 1970, por exemplo, havia apenas um tipo de vacina para a raiva. Atualmente existem cinco modelos de aplicações que cobrem, além da raiva, mais quinze doenças letais.

No que diz respeito aos diagnósticos, obtivemos avanços significativos, ao criar aparelhos ultramodernos, com capacidade de apontar com eficácia o problema do paciente. Tomógrafos mapeiam com excelência todo o organismo do cão, proporcionando ao veterinário uma precisão ao qual ele não dispunha no passado.

Hoje o médico veterinário possui uma infinidade de recursos através de laboratórios especializados, tais como RX, endoscopia, ultrassom, uma gama enorme de exames laboratoriais e etc.

Outro avanço refere-se à especialização dos veterinários, assim como ocorre na medicina humana, englobando oncologistas, endocrinologistas e intensivistas.

Assim, cada vez mais a medicina dos humanos tem sido adaptada à veterinária, ajudando em tratamentos de animais doentes e prolongando a vida dos bichinhos de estimação.

E apesar de toda revolução tecnológica e incrementos da veterinária, médicos veterinários são unânimes em dizer que a criação também influi no tratamento e na saúde dos animais.

O animal que reconhece o padrão de preocupação humana com as suas dores, possui mais chance de ser curado. Assim como em nossa vida cotidiana, ambientes agradáveis e seguros também proporcionam estágios maiores de saúde e felicidade aos animais.

 

Todos os métodos hoje aplicados resultam em clareza tanto para o profissional veterinário quanto ao dono do animal e saber diagnosticar determinada doença é o ponto principal para o tratamento adequado. Saiba mais.

Fonte: Vida Pet News

Artigos Relacionados com Animais Silvestres: