Assim como nos seres humanos, a idade avançada pode trazer algumas doenças características deste período também para os pets.
Um exemplo é a Osteoartrose, que consiste na degeneração das cartilagens das articulações, e que atinge cerca de 20% dos animais.
Com isso, estas regiões, que podem ser a coxofemoral, coluna, joelho, cotovelo, perdem a capacidade de se locomover de maneira natural, causando muitos incômodos e dores nos animais.
Os sinais mais evidentes do início deste problema podem ser percebidos com a mudança de reação dos animais, que passam a se negar a correr e brincar, ou seja, realizar atividades que requer esforço físico.
O diagnóstico pode ser feito através do histórico do paciente com a ajuda de aparelhos como o raio-X e o ultrassom.
A doença, apesar de não ter cura, pode ser amenizada com um tratamento a base de medicamentos que ajudam no controle da dor. Outra alternativa bastante utilizada e que vem demonstrando bons resultados é a fisioterapia.
Os problemas ortopédicos tem sido um dos principais motivos de atendimentos em clinicas e hospitais veterinários.
Dessa maneira os profissionais devem estar atualizados sobre as mais diversas técnicas da área ortopédica.
Faça o diferencial entre os exames e diagnóstico de afecções ortopédicas até a realização de cirurgias básicas em cães e gatos. Confira aqui.
Fonte: Equipe Revista Veterinária