Segundo as informações do Digital Journal o Aquarium des Iles de Quebec (Canadá) está pedindo uma doação de 73 mil dólares para cobrir as despesas diárias com as duas focas Zak e Mika. Elas estavam com a morte programada para o último sábado, mas obtiveram um prazo até que sejam realocadas graças à pressão popular.
De acordo com a reportagem publicada na última sexta-feira na ANDA, os dois filhotes de foca haviam sido capturados assim que nasceram, na natureza, pelo próprio Departamento de Pesca e Oceanos do Canadá, e entregues ao Aquarium des Iles para servirem de atração turística para o verão. Como o aquário está para fechar para o inverno, por decisão do aquário as focas deveriam morrer.
Por meio da Fundação Brigitte Bardot, o Island Wildlife Natural Centre (IWNCC) ficou sabendo do caso das focas, sendo assim fez uma campanha para salvar a vida de Zak e Mika, lançando uma petição a ser encaminhada ao Ministério de Pesca e Oceanos no sentido de proteger os dois animais.
Com a petição foram obtidas mais de 150 mil assinaturas, o que imediatamente obrigou o Aquário a não executar as focas.
O IWNCC pede para que as pessoas continuem assinando a petição, pois, perante a postura do aquário que divulgou em seu site que precisa de 73 mil dólares canadenses no prazo de seis dias, para o cuidado temporário dos animais até que sejam realocados para outro aquário. A vida dos animais parece continuar sob risco perante as condições impostas pelo aquário.
O IWNCC disse que isso é bizarro e considera uma tentativa de extorsão por parte do aquário, prometendo que levará o assunto de volta para o Ministério de Pesca.
Fonte: Anda
Adaptação: Revista Veterinária
Curso de Realização e Interpretação dos Principais Exames Laboratoriais em Pequenos Animais