A paracentese em equinos é uma técnica em que o médico veterinário irá coletar o líquido peritoneal presente na região anterior ao apêndice xifóide do animal. A análise do líquido é um procedimento de rotina no atendimento de cavalos com enfermidade abdominal, além de ser um recurso para o estabelecimento da gravidade do quadro clínico.
Por meio da paracentese, é possível investigar diversas patologias, mas principalmente, para auxiliar no diagnóstico da síndrome do abdômen agudo, também chamada cólica equina. Além disso, a técnica pode ser bastante útil durante o prognóstico, analisando a evolução do animal.
Para realizar uma paracentese em equinos é preciso ter entendimento de como ela deve ser feita e em que situações ela é indicada. Neste texto, detalhamos diversos aspectos do procedimento. Confira!
Como realizar a paracentese em equinos
Existem duas maneiras de fazer a punção do líquido peritoneal. A primeira delas é através de um catéter de calibre 16 ou 18 mm. Nesse caso, o profissional deve introduzi-lo a 4 dedos atrás do apêndice xifóide, bem na linha média. Em geral, o local a ser punçado fica a uma mão-travessa de distância.
A outra alternativa para punção de líquido é com uma cânula de teto. Importante salientar que esta deve ser esterilizada em solução antisséptica. Em ambas as maneiras, a assepsia continua sendo primordial na condução do processo. Faça sempre:
- Esterilização dos equipamentos e materiais de rotina;
- Uso luvas cirúrgicas durante o procedimento;
- Raspagem dos pelos da região, pois é uma medida importante para a intervenção higiênica.
Após a coleta é feita a avaliação do material, sendo analisados a coloração e a turbidez. No dia-a-dia de campo também é comum utilizar um refratômetro para avaliar a proteína do líquido peritoneal e o lactímetro que avalia a quantidade de lactato do líquido.
A paracentese em equinos não interfere na evolução do quadro, não traz outras consequências e nem causa risco à saúde do animal. O uso de analgésicos, sedativos, reposição de fluidos eletrólitos ou administração de laxantes são executadas conforme o quadro do paciente e avaliação veterinária.
Quando fazer a punção do líquido peritoneal
Dentre os procedimentos realizados na rotina de atendimento de equinos, a obtenção do líquido peritoneal é considerada uma prática fácil e segura para o animal. A paracentese em equinos é empregada, sobretudo, nos atendimentos de emergência em que o animal apresenta alto grau de sinais clínicos.
Neste tipo de situação, o diagnóstico preciso e o encaminhamento para o tratamento ou até mesmo uma intervenção cirúrgica deve ser feito rapidamente, afinal o objetivo é salvar a vida do animal e não deixar que a doença evolua.
Um dos casos mais comuns em atendimento emergenciais em equino é para diagnóstico da síndrome cólica do abdome agudo, problema que afeta a qualidade de vida e o rendimento desses animais. Se não tratada logo, a síndrome pode levar à morte.
Agora que já sabe sobre a paracentese em equinos e como ela é feita, chegou a hora de ir adiante! Conheça o Curso Prático de Cólica Equina e saiba realizar o procedimento que pode salvar a vida do animal! Venha fazer sua capacitação ideal!
Fontes: Escola do Cavalo, UECE, Equino Jacob.