Aplicado com sucesso em seres humanos, o implante de próteses agora é também uma realidade para cães e gatos. alguns animais já fazem uso da tecnologia e parem se adaptar com facilidade. Esse é o caso de Naki'o, primeiro cão do mundo a usar um conjunto completo de patas mecânicas.
Naki'o perdeu as quatro patas após pisar em uma poça de gelo e ficar com as patas presas em água gelada. O excesso de frio necrosou seus mebros.
Foram arrecadados fundos para comprar as patas mecânicas para o animal e um grupo de ortopedistas se dispuseram a operar Naki'o de graça.
Feitas sob medida, as patas levaram cerca de quinze dias para ficarem prontas e custaram. As próteses custam a partir de 800 dólares e podem ser adaptadas desde que os membros não sofram amputação total.
Hoje o cão é capaz de correr e brincar normalmente.
Apesar do uso das próteses serem mais comuns entre cães, já foram desenvolvidas ta,bem para animais maiores. A mesma empresa fabrica produtos semelhantes para gatos, lhamas, bezerros e até alpacas.
Outro caso de sucesso do uso das próteses trata- se um elefante que foi mutilado, no Camboja, e ficou três anos sem a pata dianteira. Devido a isso o animal desenvolveu deformidades nos ossos.
Vendo o sofrimento do animal, membros de ONG de proteção aos animais desenvolveram uma pata mecânica para o bicho. Agora com a ajuda de veterinários e fisioterapeutas o elefante está voltando a andar.
Assista ao vídeo de Naki”o
[yframe url=”http://www.youtube.com/watch?v=rwMe5hufu3c”]
Fonte: Revista Época
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Cirurgias Ortopédicas me Pequenos Animais