Se o gato apresentar sinais frequentes de espirros, cansaço, febre, diarreia, pode ser um sinal de que ele está com a doença de PIF – Peritonite Infecciosa Felina.
A enfermidade, infecciosa, é causada por vírus e consiste na inflamação dos vasos sanguíneos do abdômen, principalmente de animais mais novos, ou seja, com menos de dois anos de idade.
Animais com sistema imunológico enfraquecido, por conta de outras doenças, podem ser os primeiros a serem atingidos.
Locais com muitos gatos podem ser um campo propício para o contágio, sendo que a transmissão ocorre sobretudo no contato com fezes de animais infectados ou da mãe para os filhotes, através da amamentação.
O diagnóstico da PIF, infelizmente, não é dos mais animadores, sendo que a maioria tem poucos dias ou meses de vida, já que a doença não tem cura e o tratamento é apenas uma maneira de dar uma maior chance ao animal.
Portanto, a melhor maneira é prevenir. Lugares limpos e desinfetados, alimentação trocada nos vasilhames e idas periódicas ao médico veterinário, podem ser uma das melhores maneiras de se evitar a doença.
Atualize seu conhecimento no assunto e aprenda na prática a diagnosticar, tratar e prevenir essa e outras doenças felinas. Confira aqui.
Fonte: Geração Pet