Polícia Civil de Santo Antônio da Platina vai autuar tutores que abandonar animais

O delegado Fátimo de Siqueira, informou que o alto número de acidentes registrados com animais soltos pelas rodovias e ruas do município de Santo Antônio da Platina (130 km de Londrina), fez com que a polícia aumentasse a fiscalização. A Polícia Civil passará a responsabilizar os tutores de animais que forem abandonados no município.

“Temos muitos animais abandonados e acidentes de trânsito têm acontecido, inclusive teve um bem grave. Um automóvel Astra com três mulheres bateu contra um cavalo, o animal morreu e elas foram levadas para o hospital. Nós estamos tentando coibir a prática do abandono com essas providências contra os tutores”, destacou o delegado.

A pessoa que for flagrada abandonando os animais assinará um termo circunstanciado, pois, abandono de animais é considerado uma contravenção. A polícia já promoveu ações de conscientização na cidade e passará a autuar quem for flagrado abandonando animais. Os condenados geralmente têm que cumprir penas alternativas, já que o tempo de pena é menor que dois anos.

Uma ONG da cidade recolhe animais de pequeno porte, como cachorros e gatos. Os problemas registrados em Santo Antônio da Platina têm ocorrido notadamente com equinos soltos nas rodovias, onde os motoristas estão em alta velocidade e podem acontecer acidentes de trânsito graves, alertou o delegado.

Siqueira declarou ainda que a Polícia Civil tem intuito de prender esses animais. “Nós estamos dependendo da prefeitura. Já estivemos conversando, mas precisamos de um local para deixar esses animais, até uns três dias enquanto eles não são destinados para um local adequado ou o tutor se apresente”. Espera-se que o encaminhamento dos animais comece até o próximo ano.

Fonte: Anda

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Anestesias em Pequenos Animais

 



Atualizado em: 7 de novembro de 2012