Os animais como cães e gatos vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares, e os cuidados destinados a esses animais aumentam a cada dia. Os cuidados com a saúde bucal é essencial para o bom desenvolvimento dos animais, e várias são as moléstias que podem acometê-los, dentre elas a principal é a doença periodontal.
A doença periodontal se caracteriza pelo acúmulo de tártaro, fraturas dentais, tumores e neoplasias. Ela leva a inflamação da gengiva, conhecida como gengivite, e a destruição dos tecidos de sustentação dos dentes, a periodontite. Essas moléstias são causadas pelo acúmulo da placa bacteriana, devido à falta de higienização na boca do animal.
O não tratamento das doenças pode causar lesões graves no osso ao redor do dente e também mau hálito com possíveis perdas dentárias. Os sintomas mais comuns das doenças dentárias são o mau cheiro, salivação constante, secreção ou muco acentuado, sangramento na gengiva e nasal, espirros frequentes, deformações na boca ou nariz, dificuldade de mastigar e engolir os alimentos, além de muita dor e desconforto ao animal e que pode ocasionar diferentes problemas relacionados à nutrição animal.
A doença periodontal não tem cura, o que acontece após o diagnóstico positivo é o tratamento adequado. Para isso, o dono deve encaminhar o animal a um médico veterinário capacitado, em relação à doença, aos métodos utilizados e materiais necessários durante o procedimento odontológico nos pequenos animais.
A melhor forma de tratamento em casos de doenças bucais é a prevenção, que deve ser realizada todos os dias através da escovação com escovas e creme dental próprio. Além da escovação, devem ser oferecidos aos animais ração seca, ossos, biscoitos e brinquedos, pois estes auxiliam na remoção da placa bacteriana.
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Veterinária