A falta de vacinação é o principal fator da ocorrência de doenças em pets, alinhado à alimentação e exercícios físicos. As cinco principais doenças são infectocontagiosas, doenças alérgicas, doenças do metabolismo, problemas articulares e traumas causados por atropelamentos ou brigas.
As doenças infectocontagiosas são comuns, destaca-se a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. A cinomose é transmitida por vírus, a infecção acontece por via digestiva ou respiratória, o animal tem diarreia e a contração involuntária muscular. Causada por vírus a parvovirose é transmitida por via oral e inalatória por contato com as fezes contaminadas, causa vômitos e diarreias hemorrágicas. A leptospirose uma zoonose que é transmitida por ratos e camundongos.
As doenças alérgicas mais comuns são as transmitidas pela picada de pulga, os animais apresentam lesões em formato de triângulo na região dorsal do corpo, além de coceira. A diabetes e a obesidade podem ocorrer por tendência genética ou por alimentação inadequada.
Os problemas articulares são destacados pelas displasias e artroses, doenças articulares geralmente genéticas e agravadas pelo sobrepeso e pela idade do animal, reduzem a movimentação do animal afetado.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL254195-5598,00-SAIBA+COMO+PREVENIR+AS+DOENCAS+MAIS+COMUNS+ENTRE+CAES+E+GATOS.html
Saiba como comprar equipamentos veterinários com o melhor preço. Clique aqui!