Quem possui um rebanho, precisa tomar vários cuidados contra as doenças. Elas podem comprometer a produtividade dos animais. Conhecer, portanto, estes principais males que afetam os bovinos é essencial para o controle da saúde dos animais. Abaixo segue uma lista com as principais doenças, e algumas dicas para combatê-las:
Carbúnculo sintomático: Esta doença, de caráter infeccioso, ataca geralmente animais mais novos. Os sintomas mais comuns acontecem nos músculos inferiores, com inchaço dos membros, além de tremedeira, perda de apetite, dentre outros. É uma doença que causa muitos prejuízos aos agropecuaristas, já que muitas vezes causa a morte dos animais. Para combatê-la é preciso vacinar o animal, anualmente, principalmente os bezerros de 9 a 10 meses.
Febre Aftosa: A Febre Aftosa é uma das doenças mais citadas na mídia, principalmente por ser bastante prejudicial aos negócios. A doença reduz a qualidade de carne e do leite, devido à perda de apetite e febre do animal. A transmissão acontece por meio da água e alimentos contaminados, ou seja, infectados com a saliva de outros animais. A vacinação é o meio mais correto para evitar a contaminação do animal.
Brucelose: É uma doença que atrapalha, sobretudo, a produção do leite do animal, além de inflamações no útero, causando muitas vezes aborto. A causa vem de uma bactéria, que se prolifera através de materiais contaminados. A vacinação das bezerras, portanto, deve ser feita de quatro a oito meses de idade.
Além das vacinas existem outros métodos de combate para essas doenças. Saiba mais.
Fonte: Agroline