A radiografia é uma das técnicas mais eficazes da medicina veterinária para se diagnosticar determinada patologia e informar ao profissional sobre a fase em que a mesma se encontra. Com isso, é possível mais chances de êxito, e de forma precoce, definir o tratamento adequado.
Por ser uma técnica antiga e eficaz, de bom custo benefício, a demanda por profissionais que saibam operar este equipamento vem crescendo consideravelmente em todo o mundo, seja para atuar em clínicas particulares ou públicas.
Há algumas regiões dos corpos dos animais onde as radiografias são realizadas com maior frequência. O abdômen é um deles, geralmente, é averiguado através do exame, por exemplo, a presença de possíveis objetivos engolidos por cães e gatos e avaliações do trânsito gastrointestinal etc.
O exame de raios-X é também bastante usual na região do tórax, sendo examinados pulmões, traqueias e diafragma, permitindo ao profissional averiguar toda a estrutura óssea, formato e as vértebras, bem como possíveis fraturas.
Membros torácicos e pélvicos também fazem parte das regiões examinadas, sendo estas passiveis de uma grande infinidade de possíveis enfermidades.
Atualmente muitos profissionais já possuem o aparelho de raios-x em sua clínica com intuito de oferecer um diagnóstico rápido e não invasivo ao animal. Saiba mais.
Fonte: Cachorro Gato