Os cascos exercem uma função primordial na vida dos animais, como a locomoção, equilíbrio e amortecimento de impacto. Garantir que estes membros estejam em boas condições é, portanto, de grande importância para a saúde e produtividade do animal.
Doenças de cascos podem ocorrer ocasionalmente, em decorrência de traumatismos, podridão, excesso de umidade e permanência em pisos muito duros e ásperos, dentre outros motivos.
E muitas vezes tais enfermidades são percebidas apenas quando o animal começa a apresentar dores, mancar e ter baixos desempenhos.
Os cuidados são, portanto, de grande importância. E para isso investir em conhecimento e capacitação é essencial, sendo que o manejo nutricional errôneo pode também auxiliar nesses problemas.
Aparar os cascos e promover a limpeza é algumas das medidas preventivas contra estas doenças, e que devem fazer parte do cotidiano dos criadores destes animais, sendo que os mesmo devem estar cientes das técnicas empregadas na realização desta função.
Dessa forma a qualificação no assunto e os métodos de avaliação auxiliam na correção e solução dos problemas dos cascos.
Amplie seu conhecimento na área e não perca o desempenho da sua produção para simples empecilhos. Confira.
Fonte: Equipe Revista Veterinária