Proibição do Corte de Cauda e Orelha de Cães

A caudectomia (retirada da cauda de cães ou amputação), assim como a conchectomia (levantamento de orelhas) e a cordectomia (retirada das cordas vocais) são práticas proibidas por lei no Brasil.

As medidas, amparadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, só valem para fins estéticos. Sendo assim, a proibição não se aplica para casos como câncer ou outras necessidades comprovadas pelos médicos veterinários.

O profissional que descumprir a lei, desde então, pode inclusive sofrer um processo e perder o diploma. A medida foi adotada pelo conselho em virtude da crueldade causada nos animais, gerando muita dor, além dos problemas de saúde, como infecções na coluna, dentre outras. 

Desde então, sociedade pode ajudar na fiscalização e denunciar o médico junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Muitas raças, como Poodle, Rottweiller, Doberman, sofrem com este tipo de procedimento, muitas vezes realizado por seus próprios donos em condições precárias, aumentando ainda mais os riscos para o animal.

 

Em casos de doenças como o câncer são necessárias cirurgias e essa prática necessita de um conhecimento especifico. Saiba mais.

Fonte: Anda

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Pequenos Animais: