O prolapso retal em cães consiste no deslocamento do órgão citado, em função de alterações de seus meios de fixação. Em outras palavras, caracteriza-se pelo aumento da exposição da membrana do reto, através do ânus, causando desconforto no animal.
A doença geralmente atinge cães de várias idades, sendo os motivos desencadeadores mais comuns a prisão de ventre, fatores genéticos e o parasitismo.
Os sinais mais comuns da doença, e que devem ser avaliados pelo profissional da veterinária, além da exteriorização do ânus, que geralmente fica vermelho, escuro e de consistência úmida, é a dificuldade de defecar, tendências a querer lamber o prolapso, dores ao ser tocado no abdômen e agressividade.
O animal costuma ainda vomitar e ter diarreias. E o diagnóstico consiste no exame clínico, raio-X, dentre outros de acordo com a solicitação do profissional.
Já o tratamento dependerá da condição do paciente, sendo que casos mais simples o animal pode ser suturado através de uma técnica especial.
Se o animal manifestar sinais dessa anomalia o proprietário deve procurar por um profissional capacitado na área de pequenos animais. Saiba mais.
Fonte: Portal do Dog