Os cães são animais especiais e estão presentes em muitos lares brasileiros, são grandes amigos e companheiros, desenvolvendo diversas atividades como: animal de companhia, pastoreio, animal de guarda, entre outros.
Independentemente da atividade realizado pelo cão, o animal está sujeito a acidentes que necessitam de procedimentos de primeiros socorros e posterior encaminhamento ao médico veterinário competente.
Os atendimentos de urgência e emergência apresentam melhores resultados quando são realizados de maneira rápida e apropriada. É recomendável que o dono não perca tempo tentando tratar o animal por conta própria em casa. Os primeiros socorros devem ser realizados, porém é de suma importância que o animal seja imediatamente encaminhado a clínica veterinária. Substâncias e procedimentos adotados de maneira inapropriada podem trazer consequências graves e, até mesmo, comprometer a vida do animal.
Quando o tratamento acontece tardiamente e de forma equivocada, o animal pode chegar ao óbito ou apresentar sequelas decorrentes de tratamentos e medidas erradas. O tempo é um grande inimigo nessas horas, por isso é importante que não se perca tempo tentando controlar a situação em casa.
Quais os procedimentos cirúrgicos mais comuns em clínicas de pequenos animais?
Conheça equipamentos da área de Ortopedia em cães e gatos.
Saiba mais sobre princípios de anestesia geral inalatória e intravenosa.