A artrose se caracteriza como uma doença degenerativa e não inflamatória, afeta as articulações dos animais e causa dor, incapacidade progressiva e deformidade da região afetada, pode levar a destruição da articulação dos membros.
Os cães mais velhos estão mais sujeitos a doença, com o aumento da idade as articulações se destacam e levam a deformidade nas extremidades dos ossos o que causa a perda da cartilagem, ocasionando dores muitas vezes insuportáveis.
Os animais acometidos pela artrose apresentam andar cambaleante, alterações na postura, falta ânimo durante as brincadeiras, ficam lentos durante a locomoção e também apresentam quadro de dificuldade para fazer as necessidades fisiológicas.
Observados os sintomas o proprietário deve procurar o médico veterinário, pois com uma simples radiografia é possível diagnosticar a artrose. O tratamento é feito com a conservação das articulações que ainda não foram acometidas pela moléstia, já que a articulações gastas não podem ser recuperadas e também com uso de medicação e fisioterapia para aliviar a dor.
Quais os princípios da patofisiologia de trauma ósseo e sua cicatrização?
Quais os métodos de diagnóstico das principais moléstias osteo-articulares?
Quais as técnicas cirúrgicas de ortopedia?
Fonte: Revista Meu Pet
Adaptação: Revista Veterinária