O Rally da Pecuária 2011 começa na próxima segunda-feira (26/9), e avaliará, in loco, a pecuária bovina de corte, analisando também a qualidade das pastagens no Brasil. Serão percorridas, pela expedição técnica as principais regiões de cria, recria, engorda e confinamento de gado do país. Serão quase 24 mil quilômetros de estrada em nove estados – onde estão 75% do rebanho bovino e 85% da produção de carne no país – até 11 de novembro. A largada será em Brasília, às 9 horas. O rallly é realizado pelas consultorias Agroconsult e Bigma.
Maurício Palma Nogueira, diretor da Bigma Consultoria explica a importância do evento. “É importante melhorar a base estatística da pecuária no país, conhecer em detalhes os indicadores zootécnicos e verificar a qualidade das pastagens, que são a base da sustentabilidade dessa atividade”. Ele diz ainda que dos 205 milhões de cabeças no Brasil, aproximadamente 170 milhões são de gado de corte.
Serão mais de 100 fazendas durante todo o percurso. O levantamento técnico, feito n as visitas às propriedades, focará na composição do rebanho, condição corporal dos animais, índice de natalidade, ganho de peso, consumo de sal, sistemas de gestão, oferta de bezerros para 2012 e 2013, além do manejo das pastagens e infra-estrutura disponível. Em campo, os técnicos deverão recolher, de forma aleatória, mais de mil amostras de pastagens.
Segundo Nogueira serão encontrados, nos roteiros, áreas de confinamento especialmente em Goiás, no Triângulo Mineiro e em São Paulo.
A expedição avaliará fazendas com crias de bezerros que hoje estão concentradas em Mato Grosso do Sul e no Tocantins. Já no Pará, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, os técnicos avaliarão principalmente as fazendas de ciclo completo. No foco ainda a integração lavoura/pecuária.
Fonte: Globo Rural
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)