A eficiência reprodutiva é deficiente para a viabilidade da atividade de cria, contudo são ainda muito poucos os produtores que tiram vantagem das tecnologias reprodutivas disponíveis, que podem aumentar bastante a lucratividade do negócio.
Hoje em dia, existe a oportunidade para que os produtores possam gerar valor com genética conhecida. Com o uso da inseminação artificial (IA), qualquer pecuarista tem acesso total a touros com alta acurácia capazes de atingir objetivos de produção altamente específicos. O aumento da idade e peso dos bezerros, ao desmame, são suficientes, em algumas situações, para pagar os custos de sincronização e da IA.
Como resultado destas sincronizações, mais vacas parem precocemente no ano seguinte e subsequentes. As estações reprodutivas podem ser reduzidas sem diminuir as taxas de reprodução, ao final das mesmas. Lucros obtidos através da melhor mercabilidade dos produtos, e do aumento das taxas de prenhês, dos sistemas de sincronização, tornam o uso das tecnologias reprodutivas uma oportunidade chave, mas precisam ser mais difundidas e usadas pelos produtores nos dias atuais.
Autor: Equipe CPT Cursos Presenciais
Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Bovinos