O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), publicou na ultima quinta-feira (31) uma nova resolução onde as clínicas e hospitais veterinários que ofereceram serviços de transporte de animais em estado grave deverão ter ambulância à disposição para atendimentos de emergência.
Ainda, de acordo com a resolução, nada impede que as ambulâncias veterinárias sejam veículos adaptados, desde que tenham os equipamentos exigidos (maca, sistema de aplicação de soro e outros fluidos, sistema de provisão de oxigênio e aparelhos de monitoramento) além, de um médico veterinário que acompanhe o atendimento de emergência.
A exigência da ambulância não se faz necessário em casos de ferimentos leves ou doenças comuns. A remoção do animal em casos simples poderá ser feita em veículo convencional.
As salas de cirurgias também devem se adequar de acordo coma a nova resolução, que passa a exigir equipamentos específicos, como desfibrilador, bomba de infusão e outros. Além da divisão do setor cirúrgico em salas, de acordo com a função: sala de preparo, sala de higienização hospitalar, sala de lavagem e esterilização dos materiais cirúrgicos, sala de operação e sala de unidade de recuperação anestésica.
As maiores atualizações se deu no âmbito cirúrgico, onde a resolução visa um melhor atendimento e acompanhamento dos animais. A fiscalização será realizada pelos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs).
Fonte: Cães e Gatos
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Cirurgias em Pequenos Animais