Está em teste um protótipo de robô que faz a coleta de sangue de forma rápida e precisa. Espera-se com este projeto automatizar a coleta e as punções venosas, tornando o processo mais padronizado, e com margem de erros menor.
O protótipo tem um torniquete parecido com a bolsa que prende o braço nos equipamentos que medem a pressão arterial, a fim de deixar as veias do paciente acentuadas. O robô utiliza a luz infravermelha, uma câmera especial e o ultrassom, estes combinados com um software de analise de imagens para escolher uma veia e confirmar se tem sangue o bastante fluindo.
Após este processo o robô prepara a agulha e a espeta no braço, em uma profundidade já calculada. Todo o processo tem duração aproximada de um minuto, acrescentado o tempo de coleta do sangue, que irá depender dos exames a serem realizados.
Mesmo com o desenvolvimento do robô, o profissional humano não é dispensando, uma vez que, é preciso do trabalho do profissional para recolher o sangue nos tubos. A utilização do robô reduz o tempo e erros com o acesso venoso.
Conheça os fundamentos da Técnica de PCR.
Passo a passo da extração de DNA.
Como é feito o diagnósticos de doenças infecciosas e doenças genéticas?
Fonte: Bio medicina padrão
Adaptação: Revista Veterinária