Os felinos são espécies poliestral sazonal de dias longos, significa que os gatos experimentam consecutivos estros ao longo do período da primavera e do verão. Mas em geral, a expressão sazonalidade depende da latitude em que o animal se encontra e também da sua genética.
As fêmeas que vivem em regiões do sul do Brasil chegam a apresentar meses de anestro durante o inverno, enquanto no norte e nordeste, os animais ciclam ao longo do ano todo, havendo geralmente aumento discreto no intervalo entre estros no inverno.
De acordo com estudos a gata precisa ficar exposta a pelo menos dez horas de luz por dia, para que assim haja maior atividade reprodutiva. Os animais de pelo longo são mais sensíveis ao fotoperíodo do que os animais com pelo curto, os animais de algumas linhagens específicas também demonstram maior sensibilidade.
O ciclo estral da gata apresenta cinco fases, sendo o proestro a fase de atração do macho que não permite a monta, dura de 12 a 48 horas; o estro é a fase que a fêmea aceita a cópula podendo ocorrer à ovulação; o pós-estro acontece caso o animal não ovule no estro e pode durar de 2 a 19 dias; o diestro há a formação de corpos lúteos caso ocorra a ovulação, independentemente se acontece a fertilização; o anestro ocorre nos períodos de menor luminosidade e dura em média de 2 a 3 semanas.
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Veterinária