Saiba por que é tão importante planejar a estação de monta em bovinos

A reprodução é um dos objetivos a serem atingidos dentro de grande parte das propriedades com criação bovina, sendo, portanto crucial um planejamento da Monta para a obtenção de bons resultados. A viabilização da Estação de Monta, neste caso, é o melhor caminho.

Trata-se de um período em que os animais estarão devidamente preparados e expostos para o acasalamento e a geração de potros.

As vantagens do planejamento da estação de monta

São muitas as vantagens desta estação, como a possibilidade de otimizar os trabalhos dentro da propriedade, facilitando o manejo em diferentes linhas de atuação. A Inseminação Artificial, por exemplo, é uma delas, com o direcionamento da aplicação deste método sendo feito de forma coordenado e de uma só vez.

Através da estação de monta pode-se ainda escolher a melhor época para o nascimento dos animais, de acordo com os interesses do proprietário. Desta forma é possível diminuir os riscos de encontrar pastagens de má qualidade, ou de contrair doenças comuns em determinadas estações.  

A estação de monta pode ainda facilitar o controle zootécnico, com todos os animais sendo vacinados, e um melhor acompanhamento da recuperação das matrizes.

Este método possibilita ainda se inteirar sobre a fertilidade dos animais, sendo possível um tempo razoável até a outra estação para que sejam realizados os exames andrológicos, e, assim, trocar os animais em tempo hábil. 

Estes são apenas alguns exemplos dos benefícios que podem trazer uma estação de monta bem programada, a qual, realizada com mão de obra especializada, poderá resultar em ganhos expressivos para o empreendimento.

Quer saber como a alimentação pode influenciar na fertilidade do rebanho bovino. Clique aqui.

Fonte: InfoEscola



Atualizado em: 24 de outubro de 2017

Artigos Relacionados com Bovinos: