Salmonelose bovina

Uma doença de caráter infeccioso, que atinge rebanhos bovinos do mundo inteiro e pode causar nos animais uma série de sinais, tais como: febre, desidratação, fraqueza e até mesmo abortos.

A Salmonelose bovina possui ainda característica que a diferencia das demais: a resistência contra grande parte dos medicamentos e terapias.

Essa enfermidade pode surgir a partir de nutrição e água contaminada, estresse térmico causado pelo parto, dentre outros motivos.

Outra peculiaridade desta doença é que o animal pode ser aparentemente curado dos sinais e mesmo assim continuar a espalhar o agente, sendo um portador da doença capaz de contaminar água e alimentos pela via oral e fecal e por até dois meses.

A bactéria pode ainda atingir vários órgão dos bovinos, como pulmões, articulações, fígado etc.

Dentro das medidas de controle está o isolamento do animal contaminado dos demais, inclusive as vacas, já que a doença pode ser transmitida pelo colostro.

Há estudos que apontam que a salmonela pode comprometer a qualidade do leite das vacas, embora ainda não esteja totalmente comprovado, e que pode estar presente em cerca de 5% a 10% de grandes rebanhos, em animais aparentemente sadios, mais capazes de contaminar o ambiente.

 

Para diagnóstico preciso da doença o médico veterinário deve estar atualizado na área de bovinos, sendo que a doença tem sinais relativamente parecidos com de outras doenças. Fique por dentro do assunto. Clique e Confira.

Fonte: MilkPoint



Atualizado em: 28 de novembro de 2016

Artigos Relacionados com Bovinos: