Durante a 44ª Fieldays, feira de agrotecnologia que ocorreu em Hamilton, na Nova Zelândia, uma empresa neozelandesa apresentou uma novidade simples, porém segura e bastante funcional para o tratamento de problemas que afetam os cascos de bovinos.
A sandália, como é conhecido o lançamento, trata-se de um produto feito com E.V.A, leve, resistente a água e pode ser feito em várias cores, o que facilita na hora do produtor rural saber identificar o problema ou animal que está usando o acessório.
Para a fixação da sandália, os especialistas desenvolveram uma “supercola”, que não agride a saúde do animal. Além deste produto, a empresa lançou também um “aparador de pelos de rabo”. “São idéias muito simples, mas demoramos anos para criá-las de fato, já que inúmeros materiais foram pesquisados”, explicou Ron Woolerton, diretor de negócios internacionais da Shoof, a empresa que criou estes produtos.
O aparador de pelos é fixado na ponta do rabo dos bovinos, que em segundos, elimina os pelos que atraem moscas e estressam o bicho. Woolerton brinca: “É como ir ao barbeiro. Moscas no rabo são capazes de estressar o animal a ponto da produção de leite diminuir muito, então, vamos aparar esses pelinhos”.
Os produtos ainda não estão disponíveis no Brasil. Woolerton, diretor da empresa que inovou com as “sandalinhas”, afirma que devido aos impostos, fica inviável a exportação ao nosso país, mas espera que o comércio seja realizado o mais rápido possível.
Fonte: Ponto Rural
Adaptação: Revista Veterinária
Curso de Casqueamento Preventivo e Correção de Aprumos em Bovinos