Também conhecida popularmente como sarna negra, dentre outros apelidos, a sarna demodécica em cães é um problema causado por ácaros de diferentes espécies e que encontra ambiente propício para sua atuação quando o organismo do animal está com baixa imunidade.
É nesta situação que ocorre o maior comprometimento das funções do animal, já que o microrganismo, além de causar lesões visíveis na pele, pode se multiplica e atingir vários sistemas.
A doença pode ser contraída em ambientes sujos e úmidos, sendo que até mesmo os filhotes podem contrair o microrganismo da mãe contaminada.
O diagnóstico pode ser realizado via observação direta dos sinais na pele, além de exames laboratoriais com pequenos fragmentos da pele para detectar o parasita através do microscópio ou lupa.
O tratamento mais eficaz passa pelo uso de medicamentos externos, que devem ser ministrados na pele, loções, xampus, bem como o uso de fármacos, como antibióticos, além de vitaminas que reforcem o sistema imunológico.
O médico veterinário deve estar preparado para o diagnóstico e saber manusear os equipamentos adequados. Confira aqui os modelos de equipamentos mais utilizados no mercado.
Fonte: WebAnimal