Se o seu animal se coça com frequência e apresenta feridas na pela e queda de pelos é sinal que ele pode estar com Sarna Sarcóptica ou Escabiose.
A sarna sarcóptica é uma parasitose que acomete cães e gatos, causada pelo ácaro Sarcoptes canis, que vive na superfície da pele provocando lesões. É uma doença bem comum e a transmissão ocorre pelo contato direto, sendo altamente contagiosa entre os animais. A sarna sarcóptica é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao homem, causando coceira intensa principalmente nas regiões do corpo em que a pele é mais quente (dobras e áreas de atrito da pele com o elástico de roupas). A doença é muito comum em filhotes e animais debilitados por possuírem baixa imunidade.
Os principais sinais da Sarna são: coceira intensa; irritação e vermelhidão da pele; feridas por excesso de traumatismo (coceira) e queda de pelos (podendo ser generalizada em casos avançados).
Para um diagnóstico correto e preciso consulte um veterinário se seu animal apresenta alguns desses sinais. O profissional recomendará o melhor tratamento evitando assim, que a doença passe para outros animais ou humanos.
Fonte: G1
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Dermatologia em Pequenos Animais