Assim como nos seres humanos é muito importante cuidar da saúde bucal dos animais, uma vez que ela interfere diretamente no desenvolvimento e bem-estar dos bichos.
Dentre os problemas dentários que podem acometer os gatos temos a cárie, que é chamada de Lesão Reabsortivas Odontoclásticas (LROF), porém a causa ainda não é muito bem esclarecida. De acordo com estudos na área pode ocorrer algum problema nas células chamadas odontoclastos, que começam a reabsorver os dentes dos animais.
Somente a escovação não é suficiente para resolver os problemas, o animal deve ser acompanhado com frequência pelo Médico Veterinário especializado, já que, de acordo com informações da área, pelo menos 60% dos gatos podem apresentar cárie dentária.
A cárie causa fragilidade no dente, que ficam mais predispostos a fraturas, podendo ocorrer exposição dos nervos ou da poupa dentária causando grande dor. Dentre os sinais característicos de problemas dentários podemos destacar a dificuldade para mastigar, salivação excessiva, movimentos de abrir e fechar a boca, e deixar o alimento cair quando mastiga.
Dentre os fatores que podem se relacionar com problemas dentários apresentados pelos gatos, além de falta de cuidados com a escovação e auxilio Médico Veterinário temos: tipo de alimentação, alterações do metabolismo e alterações genéticas.
Fonte: Portal Bolsa de Mulher
Técnicas cirúrgicas de extrações dentárias em pequenos animais. Saiba aqui.