O consumo de carne vem aumento e para isso biotecnologias estão sendo desenvolvidas visando aumentar a produtividade dos rebanhos. A Inseminação Artificial é a biotecnologia mais difundida e que pode trazer vantagens no âmbito do melhoramento genético e do manejo.
Para a realização da Inseminação Artificial se necessita de sêmen de qualidade. O sêmen usado pode ser fresco, refrigerado ou criopreservado. A técnica de refrigeração permite aumentar a viabilidade espermática em relação ao sêmen fresco, enquanto que o sêmen criopreservado apresenta fertilidade significativamente reduzida em relação ao fresco devido aos processos aos quais ele foi submetido.
Com o passar dos anos, pesquisas foram desenvolvidas para obter meios de diluição cada vez mais eficazes em manter a viabilidade espermática. Com isso, o uso do sêmen bovino fresco e refrigerado foi reduzido devido aos benefícios do sêmen criopreservado.
Os proprietários juntamente com os Médicos Veterinários devem escolher qual tipo de sêmen que é mais economicamente viável para a propriedade.
As técnicas de reprodução gera maior lucratividade ao produtor. Saiba mais.
Fonte: Centro Científico Conhecer