Com o avanço do setor pet o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou o GT Pet – Grupo Temático de Produtos e Serviços para Animais de Estimação, que objetiva combater a falta de regulamentação e incentivar o setor pet. O GT Pet é coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
O GT Pet também elaboração agenda estratégica visando pleitear ações de incentivo junto aos órgãos competentes, e como desafios os problemas com licenciamento de animais silvestres e anilhamento; falta de campanhas nacionais de vacinação e castração; irregularidades na fiscalização dos estabelecimentos veterinários e população de cães errantes ou de rua.
O grupo definiu que todos os animais criados para o convívio com os seres humanos por razões afetivas, gerando uma relação benéfica, são animais de estimação e têm destinações principais como a terapia, companhia, lazer, auxílio aos portadores de necessidades especiais, esportes, ornamentação, participação em torneios e exposições, conservação, melhoramento genético e trabalhos especiais. O setor pet representa o segmento do agronegócio relacionado com o desenvolvimento das atividades de criação, produção e comercialização destes animais.
Os grupos da categoria animais de estimação são representados por: cães, gatos, aves canoras e ornamentais, peixes ornamentais e outros que podem ser répteis, pequenos roedores e pequenos mamíferos.
Fonte: Pet S.A
Adaptação: Revista Veterinária