A técnica de orquiectomia quer dizer da remoção cirúrgica dos testículos, com isso é facilitado o manejo, evitando coberturas indesejáveis além de diminuir a agressividade dos animais.
Para a sua realização o paciente precisa estar em decúbito dorsal, preparar a região com depilação do abdome caudal e também da parte medial das coxas e fazer a assepsia, utilizando álcool 70% e povidona iodada (PVPI).
A assepsia na mesa de cirurgia deve ser feita com auxílio de gaze e da pinça de sheron. Fazer pressão em um dos testículos para que este avance na direção pré-escrotal. A incisão é feita sob a pele e o tecido subcutâneo ao longo da rafe mediana, sobre o testículo deslocado.
O testículo deve ser exteriorizado fazendo uma tração caudal para fora, e identificando as estruturas do cordão espermático, usando a tesoura como auxílio. As estruturas são fixadas com 2 pinças hemostáticas. A mais distal deve ser afrouxada no momento de confecção do nó.
Depois ligar individualmente o cordão vascular e o ducto deferente, colocando uma ligadura ao redor. Seccionar o ducto quanto o cordão vascular e inspecionar o toco para verificar se há hemorragia. O mesmo deve ser feito com o outro testículo.
A operação é finalizada com os pontos para fechar o local da incisão, e a assepsia feita com solução de cloreto de sódio a 0,9% tampando com gaze e esparadrapo.
Fonte: Portal de Veterinária
Saiba aplicar anestesia em pequenos animais. Confira aqui.
Aprenda a fazer inseminação artificial em cadelas. Clique aqui